Nos últimos anos eu tenho me aprofundado em estudar a autoestima. Foram anos sem nem saber que ela existia, que dirá o pq ela servia e hoje que eu tenho consciência dela me peguei em meus pensamentos questionando aonde a autoestima mora.
E descobri que, como tudo em nossa vida, a autoestima mora no nosso subconsciente, ou seja, ela é um hábito.
A definição de hábito no dicionário é que:
hábito
substantivo masculino
1-maneira usual de ser, fazer, sentir; costume, regra, modo.
2-maneira permanente ou frequente de comportar-se; mania.
Eu não sei se você sabe, mas são os seus hábitos que determinam seu presente e seu futuro. As coisas que você faz no automático que definem como e quando cada coisa vai acontecer em sua vida.
Observe o tipo de vida que você tem hoje e verá o que seus hábitos fizeram ao longo dos últimos anos.
Se você hoje é uma pessoa que é sedentária, com toda certeza o seu hábito é de não praticar atividades físicas regularmente. E se você é alguém que tem fôlego para fazer muitas coisas seguramente você não deixou seu corpo parado.
Com a autoestima acontece da mesma forma. Se ao longo de anos você não desfrutou de cuidar de si mesma, elogios sinceros e aqui eu nem falo de elogios de outras pessoas, aprendeu sobre si mesma, estudou para que tivesse conhecimento e se sentisse inteligente com toda certeza seu hábito de autoestima é de que você não a tem.
Não estou, de forma alguma, dizendo que é sua culpa não ter autoestima, mas sim que é sua responsabilidade hoje, após ler esse texto, começar a se preocupar com isso.
Investir em seu crescimento pessoal, na sua boa imagem e cuidar de si mesma é o que vai te garantir uma boa autoestima.
Você precisa criar o hábito de se ver na melhor versão possível sempre.
Eu odiava me arrumar. Só de pensar em lavar cabelo, hidratar, escolher uma roupa, passar, hidratar o corpo, me perfumar e cuidar da minha aparência em detalhes eu já me sentia preguiçosa. E por muitos anos foi assim.
Todo o tempo livre que eu tinha usava para não fazer nada, ver televisão ou conversar fiado. Todos os sinais de uma pessoa que não esta cuidando de si mesma.
Foi depois da faculdade que eu comecei a me perceber e me incomodar com a minha aparência e consequentemente autoestima.
Levou tempo até que eu entendesse que era meu hábito de autoestima que estava fazendo aquilo comigo. Eu precisava me cuidar, me educar melhor e usar meu tempo para o meu crescimento pessoal.
Conforme eu reparei que ia crescendo como pessoa, amando a mim mesma e me dizendo boas palavras comecei a perceber que quando alguém dizia algo sobre mim eu refletia sobre aquilo antes de aceitar inteiramente, pois meus hábitos de autoestima em ser sempre receptiva a opinião dos outros estava mudando, eu agora penso por mim mesma.
A sua autoestima mora nos seus hábitos, transforme-os em hábitos melhores para você. Cuide da sua aparência, estude coisas de que você ama, vá atrás do trabalho dos seus sonhos e se elogie.
Eu tenho certeza que a vida vai sorrir diferente para você.