O que acontece quando você se da uma chance de ser feliz?
Dessa vez não sou eu quem vai te dizer por que você deveria fazer um ensaio.
Quem vai falar agora é a Gleicy, minha amiga e três vezes minha modelo.
Isso mesmo, fizemos nosso terceiro ensaio, segundo só neste ano. E a coisa mais incrível que vamos tirar daqui é a transformação que o ensaio pode fazer pela sua auto estima.
E leia esse texto até o fim pois você pode ter a oportunidade de fazer um ensaio antes do que você imagina.
O primeiro ensaio ...
A Glei não sorria, mesmo tento um sorriso lindo, ela não se sentia bonita e que sorrir pra câmera não era com ela.
Estava estudando psicologia, trabalhava em um emprego que não era o dos sonhos, mas pagava as contas, mas algo que sempre admirei nela é a esperança de que o futuro pode ser diferente.
Aceitou fazer seu primeiro ensaio, pois, eu queria fazer alguns testes com minha câmera, estava também decidindo o que iria fazer com a minha fotografia e a convenci que ela não tinha mesmo nada a perder.
Fomos, as duas doidas em um domingo para o Cais do Valongo fazer as tais fotos.
Quando ela viu o resultado foi uma surpresa gratificante. Ela sorria lindamente e com muita alegria.
As primeiras fotos da Gleicy abriram os olhos dela para toda a beleza que a imagem no espelho escondia. Foi maravilhoso ver como ela estava enganada durante todo esse tempo.
Uma mulher linda se colocou a nossa frente e foi engraçado ver como ela não acreditava que aquela era ela mesma.
Algo dentro dela se modificou para sempre ...
O segundo ensaio ...
Dessa vez tudo foi diferente: Gleicy trouxe mil ideias e queria expressar sua ancestralidade, seu sorriso e principalmente sua alegria em ser a mulher que estava se tornando.
Desenhamos tudo e quando ela trouxe a ideia da cachoeira eu fiquei apaixonada.
No grande dia ela trouxe 1000 roupas e acessórios. Eu percebia nela como estava feliz e entusiasmada para fazer aquela sessão.
Na minha frente tinha uma mulher nova, totalmente diferente da primeira que eu fotografei.Tivemos as ideias, construimos tudo e executamos.
Quando vimos o resultado tive medo de ser presa, pois a Gleicy gritava muito dentro do carro kkkk
Alguém poderia achar que eu estava sequestrando ela, mas na verdade ela gritava de felicidade por se ver tão linda daquela forma.
Crescemos mais um pouco...
O terceiro ensaio ...
Esse foi o épico, até agora, kkk
Fizemos um editorial e reuni profissionais maravilhosas de outros ramos para que pudéssemos fazer um pequeno editorial de moda.Eu ja tinha a modelo perfeita, adivinhem? Ela mesma: Gleicy Souza!
Combinei tudo com Patrícia (@pspatriciasouza), Gleice Pessanha(@nossaafrika) e Rayssa (@yssabiju) e só avisei a Gleicy depois, eu ja sabia que ela iria topar. E topou.
Fizemos as fotos e tudo correu perfeitamente bem. Mais uma vez foi gratificante.
Mas dessa vez quem vai falar dessa experiencia não sou eu, mas a própria Gleicy que fez esse depoimento escrito e o vídeo pra que você saiba que você também pode .. acredite no seu potencial
"Esse vídeo fala mais do que sobre uma sessão de fotos.Fala sobre auto cuidado, auto apreciação, fala sobre cultivar amor próprio e fala sobre cuidado com a saúde mental.Foi através do entendimento que obtive cuidando da minha saúde mental, não só com a terapia, que tive coragem de topar o primeiro ensaio, fala sobre entender o que é e como e a espiritualidade em nós.Sim, foi preciso coragem pra encarar a câmera e sorrir para ela, pois o medo de não gostar do resultado era imenso e a surpresa foi redescobrir a beleza do meu sorriso, o que só aumentou o cultivo do auto cuidado. O primeiro ensaio foi curativo, o segundo a representação do resgate e o terceiro... Esse vocês vão ver.O caminho da psicoterapia não fica só no consultório, ele se desdobra, o indivíduo está em terapia e processo de reflexão constante e isso faz com que se busque sempre meios concretos desse auto cuidado. Muita coisa é resignificada, no meu caso, inclusive, um ensaio fotográfico e minha relação com auto imagemEle fala também do cuidado entre nós, entre comunidade, entre pretos, da cura que o amor preto proporciona, de se ver e se gostar entre os espelhos de Afrika que encontramos no caminho.Re-Existimos!!"
As palavras acima foram escritas pela Gleicy Souza, psicóloga, mulher negra e militante sobre a nossa auto estima e saúde mental.
Tire uns minutinhos pra ver esse vídeo .. vai te fazer refletir.
Gostou do vídeo?
Clique abaixo se você também ficou morrendo de vontade de fazer um ensaio.