29/01/2019 às 21:24 Mulher negra Auto Estima

Por que eu fotografo mulheres negras?

1299
4min de leitura

Minha vocação na fotografia é reavivar o que há de mais lindo nas mulheres, elas mesmas.

Camille Cristine - fotógrafa

Durante a nossa vida muitas coisas acontecem que transformam a gente.

Hoje eu vou contar o por que eu decidi fotografar mulheres e como isso tem mudado a minha vida.

Toda menina preta já passou pelo estigma de ser a mais feia da sala de aula, da rua e até na família essa “eleição” existe. 

Assim como todas vocês esse tipo de “concurso de beleza” infantil fez muito mal a minha auto estima. 

Camille - Ano 2006

Eu me sentia o patinho feio, mas não sabia explicar que era isso. Eu só não conseguia me ver bonita em nenhuma fotografia e toda vez que alguém da minha família ou não dizia que eu era bonita eu sorria sem graça.

Mas lá no fundo achava que aquela pessoa ou estava querendo ser gentil ou era maluca. Porque mesmo sem entender de onde eu tirava aquilo: eu era feia e ponto.

Na hora de brincar de boneca e todas eram loiras, olhos claros, magras e “perfeitas”. Nenhuma delas se parecia comigo, muito pelo contrário, eram mais parecidas com minhas amigas já que tanto elas quando as bonecas eram brancas.

Naquele ambiente eu não conseguia ver nada bonito e que fosse semelhante a mim. Meu cabelo era duro, pentear era como morrer. 

Camille - Ano 2012

Doía, e eu nunca me esqueço de uma frase que sempre ouvi da minha tia Marlene: primeiro bonita, depois confortável. E por essa frase todo o sofrimento pra arrumar o cabelo, passar frio pois o casaco ia estragar o look e coisas do tipo eram deixadas de lado.

Buscamos uma beleza inalcançável, toda vez que eu era chamada de morena, moreninha ou coisas do tipo eu me sentia menos feia. Porque ser negra era o mesmo que dizer: você é feia.

Só nós que passamos por isso sabemos como nos influencia negativamente.Eu levei muitos anos pra aceitar que me fotografassem, eu corria das câmeras, assim como corria dos espelhos.

Camille - Ano 2014

Quanto menos eu visse, menos feia eu me sentiria. Eu e meu irmão brigávamos pra dizer quem era o mais “claro”.

Como era de se esperar: ninguém queria me namorar. Por que ninguém iria atrás da menina preta.

Camille - Ano 2016

Fiz simpatia pra santo Antônio, escrevi muito sobre como me sentia, mas foi só quando me olhei no espelho e comecei a buscar minhas qualidades e exaltá-las todos os dias que comecei a caminhar para fora do abismo que o racismo havia me colocado.

Me cuidei, me amei, procurei estar entre amigos que me valorizavam, fui a encontros de outras mulheres pretas e estar com pessoas semelhantes a mim me ajudou muito a recomeçar, a me amar e a ter amor por aqueles que eram como eu, negros.

Camille - Ano 2017

Encarar a nossa própria imagem é libertador. Eu passei a observar cada detalhe meu e me perguntar por que eu me acho feia, comparado a que?

Comecei a me fotografar, me ver .. pedir pra amigos me fotografarem .. fiz ensaio fotográfico.

Comecei a perceber a falta de registro de mulheres pretas reais, não só das “gostosonas”. Faltavam as mulheres reais, do dia a dia, como eu e você.

Foi ai que decidi que eu ia registrá-las. E comecei .. fotografei amigas, fui melhorando de equipamento, fui estudando mais e hoje faço os registros que vocês tanto amam.

Camille - Ano 2020

É incrível fazer essa recapitulação da minha vida e perceber que foi olhando pra mim que descobri o mundo.

Hoje eu registro mulheres porque acredito que todas nós merecemos ter belos retratos, sermos vistas pelo nosso melhor ângulo, ter nossa melhor imagem, pra nós mesmas e pro mundo.

E espero sim mudar o mundo .. eu ja to mudando o meu e uma mulher de cada vez quero mudar ele todo.

Cada uma de nós tem sua própria personalidade, um sorriso único e um jeito bem singular de ver a vida.

Camille - Ano 2020

Com tantos ataques a nossa auto estima e amor próprio, infelizmente, acabamos não conseguindo enxergar nossa beleza e a alegria que há em cada uma de nós.

Temos muito valor e precisamos ser lembradas disso o tempo inteiro. Somos mulheres incríveis e que podemos fazer tudo que sonhamos.Toda mulher tem poder dentro dela, toda mulher pode mudar tudo a sua volta.

A minha fotografia tem o objetivo de trazer isso a tona, pois o meu objetivo de vida é fazer você entender de uma vez por todas que você é linda e pode SIM ser tudo que quiser.

E pra saber mais sobre isso me siga nas redes sociais e descubra como um ensaio pode ser um divisor de águas na sua auto estima!

Beijos,Camis!

29 Jan 2019

Por que eu fotografo mulheres negras?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

auto estima mulher preta negra pretas no topo

Quem viu também curtiu

15 de Abr de 2023

Não sou fotogênica, posso fazer um ensaio?

15 de Abr de 2023

Qual a diferença entre autoestima e amor próprio?

30 de Set de 2021

4 Motivos Pelos Quais Você Não se Acha Bonita. E Como Mudar Isso!

Agendar um contato
Logo do Whatsapp